Você se considera uma pessoa romântica?

O que vem a ser Romantismo: um movimento ou um conjunto de ações que uma pessoa tem para com seu par? É preciso diferenciar romantismo e Romantismo.
Vejamos: Contexto histórico Sempre houve temperamento e sensibilidade romântica.
O estado de alma romântico pode ser encontrado em qualquer época, caracterizando-se pelo amor à natureza, a personalidade sonhadora, a fé, a liberdade, o saudosismo e a emoção. No século XIX esse temperamento era tão forte que caracteriza um estilo de época: o Romantismo.
Você pode saber mais sobre Romantismo e sobre como criar um site educativo com o Fórmula Negócio Online aqui.
A palavra-chave em fins do século XVIII e no início do século XIX era Liberdade.
O Romantismo rompe com a tradição clássica e abre caminho para a modernidade.
O novo público consumidor, de origem burguesa, não mais aceitando os padrões clássicos que indicavam uma concepção estática do mundo, dita novos valores: o apego às tradições nacionais, o gosto pelas lendas e narrativas de origem medieval e pelo heroísmo; o sacrifício e o sangue derramado, que evocavam o recente passado revolucionário, e a afirmação das nacionalidades.
No Brasil, o Romantismo reveste-se de um marcante conteúdo nacionalista e de exaltação dos elementos nacionais, pois corresponde ao nosso momento de luta pela emancipação política e de afirmação da nossa nacionalidade.

A literatura é utilizada como arma de ação política e social, através da poesia revolucionária e abolicionista.
Todos os movimentos que sucederam o Romantismo e revelam rebeldia e recusa de tudo quanto possa tolher a liberdade criadora são, de certo modo, uma continuidade dele.
Assim, este movimento é um passo importante rumo à modernidade.
Para saber mais:
O Romantismo teve origem na Alemanha e na Inglaterra do século XVIII, espalhando-se para a França, Itália e demais países da Europa.
Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe.
Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.