Organização do tcc em blocos

Tentemos lembrar alguma cena de telenovela. Provavelmente, o que vem à nossa cabeça são imagens com personagens.
A linguagem visual é muito significativa nas telenovelas.
O cenário, as roupas das personagens, seus gestos, tudo nos leva a compreender o que está acontecendo.
A mesma coisa pode ser dita sobre os sons. Se imaginamos uma cena de suspense, de amor, é claro que a trilha sonora nos embalará para “entrarmos no clima” do que a cena está querendo nos passar.
E quanto à linguagem verbal? Essa também é usada de forma a tornar a situação o mais clara possível para nós. Mesmo quando há uma cena de mistério, dá para observar que algumas frases ou gestos das personagens são indicativos de que algo irá acontecer.
Quer dizer, na maior parte das vezes, o uso das diferentes linguagens nas telenovelas está a serviço da clareza de entendimento por parte do telespectador.
 Há outro aspecto que se pode observar, também, no uso das linguagens nas novelas de televisão: as histórias que nos são contadas, muitas vezes, mexem com os nossos sentimentos.
Despertam em nós raiva, ternura, compaixão, simpatia, amor etc.
E esses efeitos são provocados por uma equilibrada mistura das linguagens visual, verbal e sonora. Imagine a seguinte situação: uma cena de novela sem som. Agora imagine essa cena sem os diálogos, só com trilha sonora e imagem.
Por fim, pense na cena só com os diálogos, sem a visualização das cenas e sem a trilha sonora. Em todas essas possibilidades, parece que alguma parte essencial ficou de fora.
Sem a imagem e sem a trilha sonora, parece que nossa imaginação e nossos sentimentos ficam um pouco paralisados. Já sem os diálogos, ou seja, sem a linguagem verbal, fica faltando alguma coisa muito importante para a compreensão do que acontece. Só as novelas de televisão têm essas características?
Depois de definido o tema do TCC, o aluno precisa começar a pensar no embasamento teórico. Aí começar as pesquisas e já a formatação do tcc. Por isso mesmo que um bom programa que ajude a organizar o tcc em blocos conforme o conteúdo facilita bastante.
Ou, dizendo de outro modo: dos objetos que estão à nossa volta, só as telenovelas são uma mistura de clareza e emoção? Objetos como as telenovelas podem ser classificados como formas de entretenimento. São objetos que servem para nos fazer passar o tempo, para nos divertir, para preencher o nosso horário de lazer.
Muitos, muitos objetos ao nosso redor têm essa finalidade básica de nos entreter: a transmissão de jogos, os programas de auditório e os humorísticos, o repertório musical da maioria das rádios, muitos filmes, entre outras possibilidades.
Mas há objetos geradores de dúvidas.
Uma peça de teatro é um objeto artístico ou entretenimento? Depende do objetivo básico da peça, da maneira como é organizada pelos que dela participam (e nesse grupo estão atores, diretores, pessoal técnico, divulgadores etc.).
Há peças de teatro que se propõem inquietar o espectador. Nesse caso, localiza-se nelas a escolha de um texto mais difícil, de atores e diretores menos preocupados em serem facilmente compreendidos, de cenários e figurinos que surpreendam, de uma divulgação que também inquiete o possível espectador etc. O mesmo se pode dizer de uma peça de teatro com o objetivo básico de entreter o espectador, só que ao contrário: o texto será mais fácil de compreender, os atores se esforçarão para essa compreensão, o cenário e os figurinos normalmente estarão ali apenas para dar “realismo” às cenas, a divulgação deixará muito claro que quem for assistir àquela peça vai se divertir etc.