Redação Nota 1000 sobre a era da internet

Um dos aspectos mais interessantes a respeito da construção de um texto no Enem é fazer uma boa análise de textos bem escritos que foram desenvolvidos por alunos que usavam a apostila Enem 2018. Abaixo você encontrará um bom texto segundo os critérios do vestibular.

Critérios de análise de redação no Enem


Exemplo de redação
A informação e a Internet
Google. Yahoo. Esses são os nomes dos sites de busco mais utilizados da Internet Basta digitar o que se procura e instantaneamente inúmeras páginas sobre o assunto aparecem na tela. Mas será que se pode confiar em todas? É um fato que uma das maiores vantagens desse meio de comunicação é a rapidez com que se tem acesso à informação, porém é importantíssimo que se saiba escolher em que acreditar.
De fato, a Internet é hoje um ótimo meio de se obter conhecimento em geral, pois possui sim páginas confiáveis. Esse é justamente o motivo pelo qual tantas pessoas a acessam para fazerem pesquisas, desde crianças que pretendem fazer lição-de-casa, até adultos quando precisam de informação de qualquer tipo. Um exemplo de banco de dados que será muito útil para a formação e cultura das pessoas é a Biblioteca Digital Mundial, que é um projeto da ONU. Através desse site, qualquer um poderá ver mapas, fotos, manuscritos e até livros. Além disso, a Internet é também um meio pelo qual escolas e Universidades podem publicar seus trabalhos, pesquisas e artigos científicos, facilitando o acesso das pessoas a tais conhecimentos.
No entanto, apesar de haver sites em cujas informações se pode acreditar, estes estão perdidos em meio a tantos outros que não têm o mesmo valor. Muitas vezes, ao procurar algo na Internet nos deparamos com uma grande quantidade de páginas que claramente fornecem informações que não têm o menor respaldo científico. Tal fato é extremamente preocupante, pois como há muitas pessoas com acesso a estes sites, muitos acreditam no que lêem por confiarem na fonte, e a ignorância acaba se disseminando livremente, ao contrário do que se esperaria de alguém que procura informações. Porém o problema é mais grave ainda, pois não há como retirar tais dados da Internet sem que se vá contra um dos direitos mais difundidos pelas pessoas, o de se expressar eode ter acesso a informação.
Dessa forma, pode-se perceber que apesar de haver muitas vantagens em se acessar a Internet para pesquisar dados, como a grande rapidez, devemos ter muito cuidado com as fontes de onde os obtemos, para que possamos distinguir informações verdadeiras e confiáveis da grande quantidade de lixo eletrônico presente na rede.
Análise da redação
  • A EFICIÊNCIA DA CLAREZA: o título, bastante simples, prova que não é necessário nenhum arroubo criativo para ser bem-sucedido na redação. A objetividade e a clareza são ingredientes eficazes para transmitir a opinião de qualquer candidato. Apesar da aparente falta de originalidade, o autor conseguiu reunir em seu título os principais elementos do tema proposto.
  • PARÁGRAFOS ENCADEADOS: os primeiros dois parágrafos delimitaram o ponto de vista para a argumentação que se seguiria. Rapidez, quantidade e confiabilidade seriam as faces do questionamento proposto pelo autor. A hipótese levantada no segundo parágrafo - "ótimo meio de se obter conhecimento (...) possui páginas confiáveis (...) motivo pelo qual tantas pessoas a acessam" - emergiu justamente da primeira parte da apresentação do tema.
  • COERÊNCIA: a defesa da internet como meio de reserva, pesquisa e divulgação científica deu o tom da argumentação. Não há profundidade no questionamento do candidato, que quase se limitou a tecer um painel de possibilidades e a alertar sobre os perigos da falta de seleção. Fez, dessa forma, um apanhado geral da antologia oferecida pela prova.
    Acontece que, se, de um lado, não ousou, de outro, demonstrou capacidade de manter-se dentro do tema de modo coerente. Apesar de bastante convencional, ele esboçou uma leitura crítica acerca do tema quando atribuiu ao "lixo eletrônico" a "disseminação da ignorância". Novamente, simplicidade e clareza parecem ter sido o trunfo.
    Por fim, o desfecho objetivo manteve o tom de alerta ao ressaltar a necessidade de "distinguir informações verdadeiras e confiáveis do grande lixo eletrônico".